O Ministério das Comunicações anunciou a liberação de R$ 600 milhões provenientes do Fust - Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações para linhas de crédito operadas via BNDES, voltadas à construção e ampliação de data centers no país. A medida integra o planejamento do triênio 2023‑2025 e visa preparar o Brasil para os desafios da transformação digital, impulsionar inovação tecnológica, gerar empregos e reduzir disparidades regionais.

Dos 126 centros de dados existentes atualmente no país, 110 estão localizados na região Sudeste e apenas dois no Norte. Com isso, a nova linha de crédito prioriza investimentos nas regiões Norte e Nordeste, que terão acesso a taxas de juros a partir de 6,3% ao ano, enquanto as demais regiões contarão com taxas a partir de 8,5%. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que a competitividade brasileira é reforçada pela matriz energética composta majoritariamente por fontes limpas, o que favorece operações intensivas em energia, como os data centers. Já o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, afirmou que o uso dos recursos do Fust representa um passo estratégico para fortalecer regiões carentes de infraestrutura digital, promovendo o desenvolvimento econômico e a inclusão tecnológica em todo o país.



Mais Notícias RTI



Scala Data Centers obtém aprovação do plano diretor do Campus Tamboré

Parceria com a Prefeitura de Barueri marca nova fase de expansão com foco em infraestrutura urbana, sustentabilidade e inclusão digital.

04/11/2025


Nutanix lança no Brasil soluções para “fábricas de IA” com foco em soberania de dados

Novos recursos integram governança, liberdade de escolha e parceria com a NVIDIA para acelerar a adoção de IA corporativa.

04/11/2025


Anatel lança white paper sobre o papel estratégico dos data centers no ecossistema digital brasileiro

Documento sistematiza estudos e debates conduzidos pelo conselheiro Alexandre Freire.

04/11/2025